Páginas

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club)

http://www.focusfeatures.com/dallas_buyers_club



Qual é a força de um preconceito? Um único fato é capaz de apagar tudo o que você é para te transformar um ser preconcebido gravado profundamente no senso comum. Você não é mais aquele vizinho, amigo ou namorado – você é aquilo que a sociedade disse que você é, independente de toda a sua história. De repente, você é algo desprezível e imoral, que merece ser isolado e ignorado. Tudo isso enquanto encara a morte certa de frente.

Ao conhecermos Ron Woodroof, não entramos apenas na rotina desse caubói mulherengo e homofóbico, típico macho alfa de Dallas dos anos 80, mas também em todo o seu estilo de vida turbulento. E quando o destino lhe prega uma peça, ele perde tudo, se vê obrigado a mudar e acaba entrando em uma difícil briga da qual não desiste até o fim.

O protagonista Matthew McConaughey e o coadjuvante Jared Leto, que vive Rayon, não desperdiçam um segundo de tela. Seus personagens sofrem com a AIDS, terrível doença que assombrou a humanidade naquela década, condenando-os à morte em uma época em que médicos e cientistas ainda tentavam entender este mal. Em um drama que expõe essa difícil situação, tanto McConaughey quanto Leto levaram seus personagens até sua camada mais profunda e, merecidamente, ganharam indicações ao Oscar 2014.



Não é um drama de superação. É a história de um homem que viveu no terrível cenário da propagação da AIDS nos anos 80 e teve que sentir a força de uma sociedade ignorante e assustada – parcela de que ele mesmo era membro integrante. Com todas as chances contra ele, aprendeu a sobreviver. E acabou mergulhando nesse mundo B, antes tão distante e tão demonizado, só por causa de um único fato, um evento, um descuido. Esse é o drama de Ron Woodroof.