http://www.thecounselormovie.com/
Movido pela ambição, um advogado resolve juntar-se a um amigo em um esquema milionário com drogas. Quando os planos não acontecem como o previsto, todos os envolvidos são confrontados com sérias e violentas consequências.
Michael Fassbender, Penélope Cruz, Javier Barden, Cameron Diaz e Brad Pitt formam a fatia chamativa do elenco dessa produção de Ridley Scott. Sem grandes performances por parte de nenhum deles, o filme traz personagens que entram na trama de diferentes formas e que dividem as mesmas características: cinismo, humor negro e uma tendência a pensamentos filosóficos. É nos longos diálogos, todos encenados de dois em dois, que apreendemos toda a violência, o perigo e o sexo do mundo em que estão inseridos.
Sempre do ponto de vista do Counselor (Fassbender), vemos pela progressão dos acontecimentos o quanto as coisas podem ficar feias no lado B do mundo dos negócios. Há pouca ação e apenas uma cena que pode ser considerada picante, mas a bela fotografia é suficiente para criar a ambientação da história, desde o extremo luxo até o mais degradante buraco de um país de terceiro mundo.
“O Conselheiro do Crime” se diferencia de outras produções hollywoodianas pelo ritmo lento e longos diálogos. Há uma pretensão em criar grandes reflexões sobre escolhas e consequências que, se não for levada muito a sério, pode ser um ponto interessante da trama. Porém, sugiro não assistir com grandes expectativas por causa dos nomes envolvidos. É mais um filme para quem curte thrillers e quer fugir um pouco da fórmula americana clássica.